Segunda-feira, 19 de Novembro de 2018

12 coisas que você deve evitar ao mudar de emprego

Data: 09/09/2013

Fonte: Universia

Hoje em dia, é muito raro vermos pessoas que trabalham na empresa por muitos anos. Mudar de empresa, atualmente, é uma ótima oportunidade para crescer e melhorar a carreira. Mas será que você está preparado para isso? Confira 12 coisas que você deve analisar antes de mudar de emprego:

1 – Não há um motivo válido para mudar de emprego

Empregos, por mais que muitos pensem dessa forma, não são descartáveis. Pondere muito antes de mudar de emprego: eu ainda posso aprender onde eu estou? Os meus motivos são importantes? Esse é o momento certo? Se você não está gostando do seu local de trabalho, pode ser somente uma fase ruim.

2 – Falta de conhecimento e experiência

Sem a quantidade necessária de conhecimento e experiência na sua área, ficar mudando de carreira pode ser uma má ideia. Ao invés de ficar mudando de emprego, é interessante que no início de sua carreira você fique em um só lugar para construir um currículo sólido e adquirir diversas experiências.

3 – Salário

Dinheiro, e somente ele, não pode ser a sua motivação para mudar de emprego. Aumente a sua visão e veja que, além do salário, existem várias outras variáveis que podem ser muito importantes em sua carreira.

4 – Emprego do momento

Se você está trabalhando em uma área que está na moda, pense como será quando a moda passar. É importante que, enquanto a área estiver em alta, você aproveite para descobrir novas possibilidades. Entretanto, procure sempre um serviço que forneça estabilidade e que você possa crescer na empresa. Dessa forma, quando a sua área sair de moda, você ainda terá o seu lugar garantido.

5 – Aumente a sua visão

Se você está realmente decidido em mudar de emprego, por que não pensar em mudar de área? Aproveite que, hoje em dia, existem diversas possibilidades para uma mesma área de atuação, em diferentes empresas e ambientes. Explore as oportunidades.

6 – Investir somente na sua educação

Obviamente, um mestrado ou um curso de especialização é um grande destaque para o seu currículo, mas é essencial que você cultive experiência profissional - e a única forma que você consegue isso é trabalhando na área. Caso você estude muito e não tenha tempo para trabalhar o dia inteiro, tente encontrar um serviçohome office ou freelancer.

7 – Confie em si mesmo

Ao invés de confiar somente nos conselhos de seus amigos, headhunters ou consultores de carreira, confie no que você acredita e deseja. Afinal de conta, é da sua que estamos falamos.

8 – Falta de objetivo

Você precisa ter um objetivo para que não ocorram erros. Portanto, antes de pedir demissão, trilhe um caminho pelo qual você deseja seguir e onde você deseja estar.

9 – Melhore o seu currículo

Um currículo ruim pode ser o motivo para uma carreira sem sucesso. Antes de enviar para outras empresas, revise-o, peça ajuda de amigos, veja o que é realmente necessário de ser colocado e o que está somente ocupando espaço. Caso você ache importante, realize cursos e especializações antes de mudar de emprego para melhorar o seu currículo.

10 – Utilize o seu network

Antes de mandar o seu currículo para sites de emprego, é interessante entrar em contato com os contatos do seu network para verificar oportunidades. Nunca se sabe quem pode saber daquele emprego dos seus sonhos.

11 – Não invista somente na internet

A internet é uma ótima ferramenta para encontrar empregos. Porém, é importante que você continue utilizando as técnicas antigas, mas eficazes – use agência de emprego, ligue diretamente para algumas empresas, etc.

12 – Tenha autoconfiança

É difícil para todos se jogar de cabeça na procura por um novo emprego, mas é crucial que você faça isso acreditando em si mesmo. Essa atitude é a atitude de um vencedor, e as empresas irão ver isso em você.